Tênis esportivo ou casual: 3 dicas para escolher o certo
Saiba qual modelo é indicado para cada ocasião. Seja casual ou esportivo, aposte nas escolhas adequadas.
No dia a dia, é comum que as pessoas conciliem múltiplas atividades na rotina, como ir ao mercado depois do treino. Pela praticidade, o tênis esportivo acaba sendo utilizado em diferentes contextos. De acordo com o levantamento do Buscapé, ele é o modelo mais procurado pelos brasileiros.
No entanto, seu uso é recomendado apenas para práticas esportivas, enquanto os tênis casuais podem ser mais apropriados para as tarefas cotidianas. Geralmente, o tênis esportivo tem amortecedor e é confeccionado em materiais leves. Por outro lado, os casuais apresentam uma estética mais sofisticada, com materiais em couro, por exemplo.
A dúvida pode surgir na hora de escolher investir entre um ou outro. Para as mulheres, as opções variam em cores, estilos e formatos. Embora mais restrito, no universo masculino, também há alternativas para fazer diferentes combinações com o tênis casual masculino. Saber identificar qual o melhor modelo para cada ocasião é uma forma útil para tomar as decisões certas.
Esteja de acordo com a ocasião
Dependendo do local, o tênis esportivo pode ser considerado informal. Em contrapartida, eles podem ser bem mais confortáveis que os casuais. Isso acontece porque eles possuem atributos singulares, fazendo com que sejam apropriados para situações diferentes.
Os esportivos são indicados para prática de atividade física, devendo ser usados para ir à academia, fazer corridas e caminhadas. Já os casuais servem para o dia a dia, podendo acompanhar os pés no trabalho, em festas e passeios.
Assim, é recomendado ter as duas opções para ambos os momentos. Para conseguir bons preços, comprar tênis na Black Friday pode ser uma alternativa.
Saiba a diferença dos materiais
Os tênis esportivos normalmente têm características específicas voltadas para a prática de esportes, como o uso do nylon, material de fibra leve. Além disso, eles possuem solado de borracha com a parte traseira mais elevada, conferindo suporte, amortecimento e estabilidade para os atletas. Outra particularidade é a presença de tecido respirável, que auxilia na evaporação do suor.
Já os tênis casuais podem ser confeccionados em diferentes materiais, como couro, lona, camurça ou tecidos sintéticos. O design varia e pode apresentar solado reto ou não. Por demonstrarem essa versatilidade de estilo, são mais indicados para combinações em ambientes variados.
Conheça o seu estilo
Há uma diversidade de estilos e designs entre os dois modelos de tênis. Por isso, é importante entender o próprio estilo para fazer a melhor escolha. Tênis de cores neutras, por exemplo, podem se adaptar bem para ocasiões mais formais.
Para quem não abre mão do conforto, mas possui um estilo refinado, o tênis casual pode ser uma boa escolha. Ele se adapta com calças jeans, vestidos, saias e outras peças. Em contrapartida, se a preferência for por um visual mais livre, o tipo esportivo pode atender as necessidades.
Desde que o modelo ofereça conforto, é possível pensar em outras formas para o uso de tênis casuais e esportivos.
Sapatênis: o meio-termo entre o esportivo e casual
Considerada uma opção despojada, o sapatênis mistura elementos que remetem ao conforto dos tênis esportivos e, ao mesmo tempo, trazem um formato similar a de um sapato. Assim, não se enquadra a nenhuma necessidade específica, podendo atender aqueles que prezam por comodidade e elegância.
Ele é um modelo popular, sendo uma escolha versátil para ambientes formais e informais. É comum ver pessoas usando esta opção em diferentes lugares, como eventos, reuniões corporativas, parques, restaurantes e outros.
Devido à praticidade, o sapatênis pode ser uma escolha interessante para quem vai a pé para o trabalho. Apesar do aspecto casual, nada impede o seu uso em um ambiente um pouco mais formal. No entanto, esse fator vai depender da combinação com a roupa. Com o estilo adequado, é possível uma boa composição.